JITAÚNA: Há 1 ano moradora luta junto a EMBASA por direito a água. Caso foi parar na Justiça.
Na cidade de Jitaúna a moradora Eliane Gomes foi a justiça após ter negado o direito a ligação de água. A mesma conta que procurou a Embasa no Município em dezembro de 2016 e fez o pedido, mas foi avisado que a mesma teria que aguardar a nova gestão começar, pois se tratava de lotes doados pela administração anterior. O que chama a atenção é que a embasa é uma empresa do estado e a moradora apresentou os documentos necessários para a ligação inclusive a mesma detém termo de doação do terreno e alvará de construção emitido pela prefeitura. Outro fato é que após alguns meses a moradora foi surpreendida por uma conta de água em seu nome sendo que a mesma não tem nenhum domicilio com serviços da embasa. Eliane procurou um escritório de advogados e entrou com um processo contra a empresa.
Eliane mãe de família há um ano cozinha seus alimentos, toma banho dentre outras atividades com água fornecida pelos vizinhos que a ajudam e mesmo assim a Embasa não atendeu seu pedido de ligação o que demonstra descaso da empresa que além de negar um direito universal deixa de arrecadar o imposto aos cofres públicos.
Energia: A Coelba realizou a ligação da energia sem nenhum problema, pois Eliane apresentou os documentos legais exigidos para o serviço. A empresa demonstrou responsabilidade em prestar seus serviços permitindo acesso a um direito do cidadão.
Resolução: Uma resolução aprovada na ONU diz que a água potável e saneamento básico é direito humano universal.
Como pode em pleno século XXI um direito desse ter que ser exigido judicialmente? Nós do SBN fomos procurados pela moradora e iremos acompanhar o caso até o seu desfecho.
* Imagem da internet
Comentários
Postar um comentário